segunda-feira, 30 de abril de 2012

Índios


Geralmente excluídos pela sociedade, os índios também precisam ser alcançados pelo Evangelho de Cristo


O Funai e o IBGE indicaram um fato histórico: houve aumento populacional de índios, fato que não havia ocorrido desde os tempos de colonização, até o século XX, mais precisamente na década de 80.


Nas duas últimas décadas, porém, o crescimento se fez presente por uma atenção maior do governo, mesmo que pequena. O Governo Brasileiro vinculou-se então, ao aumento de criação de reservas indígenas, ou seja, concedeu aos índios o direito de possuir terras em extensão e condição adequada às suas necessidades econômicas, culturais e históricas.


Ainda segundo estes órgãos, na parte da educação, cerca de três mil professores-índios lecionam em suas tribos e, a taxa de alfabetização dos índios cresceu e está em torno de 73,9%. Houve também crescimento de estudantes, chegando a 176 mil.


Apesar destes números animadores, a situação dos índios continua precária. Segundo o 1° Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, divulgado pela Fundação Nacional de Saúde(Funasa), pesquisa realizada com 6.707 mulheres de 14 a 49 anos e 6.285 crianças de até 5 anos em 113 aldeias de todas as regiões do país revelou que destas mulheres, 32,7% são anêmicas, 15,7% tem sobrepeso, e 30,2% são obesas. Já as crianças têm baixa estatura para a idade em 26% dos casos e anêmicas 51,3%. 


Oito em cada dez bebês indígenas sofrem de anemia, índice 16 vezes maior do que o considerado normal pela Organização Mundial de Saúde(OMS)


Além do mais, os índios não são aceitos pela sociedade, que os destratam e os excluem muitas vezes. Eles não conhecem a Palavra do Senhor, e vivem de maneira precária.Vamos orar para que estas pessoas sejam alcançadas e venham mudar de vidatenham onde congregar, deixem o idolatrismoe os rituais macabros que tribos mais radicais ainda praticam, e que a Bíblia seja traduzida nos dialetos deles.


"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens".
1 Timóteo 2,1

0 comentários:

Postar um comentário