segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ministério De Secretariado






Inauguro este espaço com um tema inusitado: a secretaria. Mas, o que significa essa palavra e porque?

Segundo estudiosos, esta palavra significa "lugar retirado, retiroparticular, secreto". O secretariado é o coração de qualquer instituição, seja ela filantrópica, ou seja , instituição sem fins lucrativos, ou não. É a organização onde se estabelece metas e se observa planos. É lá também que documentos oficiais da Igreja tem que ser redigidos; é onde se contabiliza os dízimos e ofertas(tesouraria); onde se faz a comuncação da congregação com outras Igrejas e autoridades e é também o lugar onde todos os ministérios tem que passar, deixando a Igreja organizada e estruturada.

A estrutura física do secretariado é fundamental: computadores, impressoras, fax, telefones e materiais de escritório são obrigatórios para o sucesso do secretariado. Uma boa secretaria deve ser constituída por no mínimo três pessoas com domínio de duas línguas, ter boa escrita e oratória e serem comunicativas. Estas pessoas devem ser de absoluta confiança, uma vez que, irão tratar de assuntos de suma importância e complexidade.

Para finalizar, o ato de buscar a Deus para ajudar os membros na escolha e estruturação da secretaria é essencial. E com um ótimo ministério de secretariado, a Congregação estará apta a enfrentar as dificuldades diárias e a unir as outras Congregações regionais do ministério.

Segundo a Palavra de Deus, no tempo do reinado de Davi havia uma estrutura com conselheiros e secretário( 2 Samuel 8.16b e 17b). Seraías, o cronista, informava e aconselhava o rei sobre assuntos de Estado, já que ele estudava a história do país e seus antepassados, e o escrivão atuava como secretário, redigindo as leis e decretos. E é assim que as pessoas envolvidas devem ser: conhecer a Bíblia e assuntos atuais, para poderem serem bem sucedidos e desenvolverem uma espécie de "conselho" para a Igreja, enfim, andar no sentido de organização.

0 comentários:

Postar um comentário